You are currently viewing Descubra como a influência pode mudar a sua vida

Descubra como a influência pode mudar a sua vida

Imagine que o seu vizinho está no parapeito da varanda do 7º andar. Sabe que tem estado muito deprimido, ameaça suicidar-se e está prestes a saltar para o nada. Entretanto, aparecem os bombeiros que sobem até ao apartamento para tentar minimizar estragos.

Um deles vai conversando com o indivíduo, persuadindo-o a voltar a entrar na sala e a desistir de dar cabo da vida dele. Vai usar dos seus melhores argumentos e de todas as técnicas de persuasão que tem ao seu alcance para tentar salvar a vida do homem que naquele momento acha que não tem nada a perder.

É um persuasivo ou um manipulador?

Agora imagine-se na seguinte situação: está a jantar com um grupo de amigos. Estão a tentar decidir para onde vão e todos eles insistem em ir ao bar “x”, que está na moda. Mas você sabe que não vale a pena ir lá porque estão vestidos informalmente e o porteiro NÃO deixa entrar ninguém de sapatilhas.

Tenta explicar-lhes mas eles insistem que querem ir na mesma. Você sabe que vão perder uma hora para nada. Vai ter de se sujeitar à vontade da maioria apesar de ter a certeza, ou quer conseguir convencê-los de que está certo? Quer ser influenciado, contra a sua vontade, ou quer ser capaz de influenciar?

A pessoa influente é aquela pessoa que parece irradiar confiança e leva os outros a fazer o que pretende de forma natural e sem sequer se aperceberem. Mas essa pessoa não age de má fé nem quer prejudicar o outro. Na maioria dos casos, é uma pessoa honesta, que simplesmente tem o dom de convencer os outros a adotar as suas ideias numa relação win-win. Ou seja, na sua perspetiva, ambos têm a ganhar.

“Ser influente requer várias competências, nomeadamente a empatia, a comunicação e, principalmente, o interesse genuíno pelo outro.”

Ser influente torna-nos mais apetecíveis, mais desejáveis, mais produtivos.

Se desenvolver o seu poder de influência, vai:

  • Entender muito melhor o outro
  • Conseguir criar maior empatia e confiança
  • Ouvir muito mais vezes a palavra “sim” em resposta aos seus pedidos
  • Melhorar o seu desempenho em termos profissionais, levando a um reconhecimento do seu valor muito mais rapidamente
  • Aumentar a sua autoestima
  • Tornar todos os seus relacionamentos muito mais fáceis
  • Acelerar os acontecimentos positivos na sua vida: decisões, sucesso nos negócios e na vida pessoal

Chamo-me Miguel Cocco e sou especialista em influência. Mas, para perceber o que me trouxe até aqui, tenho de voltar um pouco atrás. Estudei Gestão Hoteleira na Suíça e nos Estados Unidos. Escolhi gestão hoteleira porque sempre fui apaixonado por pessoas e por viajar. Abri restaurantes, fui gerente de inúmeros projetos, coordenei equipas de centenas de pessoas e rapidamente cheguei à conclusão que as competências humanas eram tão ou mais importantes que as competências técnicas. No meio da loucura do que é um hotel ao rubro, coordenar pessoas, liderar equipas e fazer com que toda a gente sentisse tanta necessidade como eu que tudo corresse bem era muito mais difícil que fazer seleção de pessoal e orçamentos! Acho que foi por isso que decidi ir estudar Psicologia, fiquei cada vez mais curioso para conhecer pessoas, para saber como pensam, como agem, o que precisam, o que sentem. Especializei-me em dependências e Hipnose Clínica, publiquei os livros Emagreça com o Poder da Mente e Mude a Sua Vida Com a Auto-Hipnose.

Deve estar neste momento a perguntar-se porque é que alguém formado em hotelaria e licenciado em psicologia, que tem escrito fundamentalmente sobre hipnose, decidiu agora dedicar-se a uma temática comunicacional?
Fundamentalmente porque cheguei à conclusão que a influência é um pilar essencial não só da auto-estima mas também do sucesso. Que pessoas mais influentes melhoram os seus resultados e têm a vida facilitada, a todos os níveis. E quero que todos possam ter acesso a este conhecimento.

Acredito que cada um de nós, enquanto pai, professor, gestor, comercial, chefia ou não, executivo de topo ou mãe a tempo inteiro, pode aprender a influenciar os outros e, assim, ter todos os trunfos do seu lado para alcançar os seus objetivos.
Assim, ao longo dos últimos anos, tenho organizado inúmeras formações na área da influência, mentoring, acompanhamento personalizado a empresas, para ajudar os meus clientes, nomeadamente gestores, vendedores, CEO’s de empresas, mas também pessoas que querem aprender a usar a influência na sua vida pessoal para conseguirem que as suas relações sejam mais fáceis. Devido ao meu percurso académico e profissional, muitas pessoas entraram em contacto comigo de forma mais ou menos informal, e temos tido resultados absolutamente surpreendentes.

No entanto, não chegava. Precisava de mais. Precisava de aprofundar conhecimentos, precisava de aperfeiçoar as técnicas que a maioria das pessoas desconhece, e precisava de perceber como é que podia usar esse conhecimento para de facto trazer resultados transformadores.

Sabia que uma das características mais importantes dos influenciadores é saber OUVIR? Ouvir não é apenas não interromper o nosso interlocutor, ouvir é saber escutar, é perceber tudo o que ele diz além das palavras, é criar empatia, é partilhar o momento com o nosso interlocutor, é entender qual é o seu propósito. E quando isso se produz, a magia acontece.

O que é irónico no meu caso é que estava tão dedicado a DIZER e a FAZER, que por momentos deixei de OUVIR. E quando voltei a ouvir, a parar para conseguir não só DEFINIR os meus objetivos como perceber o que os outros esperavam de mim, finalmente me apercebi do que muitas pessoas à minha volta me estavam a tentar transmitir: o meu propósito vai muito além daquilo que tenho feito nos últimos anos. O meu propósito é ajudar as pessoas a tirar o melhor partido de si para conseguirem atingir os seus objetivos.

Acredito que os últimos meses tenham sido dos mais produtivos da minha vida, e o mais incrível é que isso aconteceu graças a uma das práticas que refiro em todos os meus cursos e formações: a capacidade de OUVIR.

Um influenciador é alguém capaz de ouvir com atenção. Ouvir atentamente é uma técnica, pratique-a. Ouça os outros, e ouça-se também a si próprio, poderá receber mensagens surpreendentes!

Até breve!
Miguel Cocco