fbpx
MIGUEL COCCO

Como fazer sucesso quando intervém em público

Resultado de imagem para falar em público

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, saber falar em público não é uma capacidade inata. É preciso ganhar consciência daquilo que é importante, conhecer as ferramentas para tornar a intervenção memorável, e depois… treinar!

A qualidade da sua apresentação é medida pela capacidade de levar o público a uma ação. Segundo Roberto Shinyashiki, autor de Os segredos das apresentações poderosas, o que mede o sucesso de uma apresentação é aquilo que os seus ouvintes fazem a seguir com a sua intervenção.

Ele vai mesmo mais longe dizendo que o seu sucesso é proporcional ao número de pessoas que ajuda.

Sucesso é ajudar os outros

Seguindo a lógica de que pessoas que ajudam o próximo são mais poderosas, então antes de fazer uma apresentação tenha em mente: como é que eu vou ajudar estas pessoas a realizarem os seus objetivos ?

Desde motivar equipas, treinar jogadores, incentivar voluntários, dar uma aula, partilhar um conceito, todos os dias faz apresentações, sem mesmo se aperceber. Ora para muita gente ora pouca gente, de forma formal ou informal, cada vez que está a tentar passar uma mensagem a alguém, seja de que forma for, está a fazer uma apresentação.

Por isso mais vale fazê-lo bem feito e aprender pequenos truques que vão garantir o sucesso da sua apresentação ou discurso.

Existem muitas pessoas que não ganham tanto quanto o seu empenho justifica ou não são valorizadas tanto quanto deveriam não porque não merecem, mas porque não sabem vender-se – nem a elas, nem as suas competências, nem o seu produto ou serviço.

A influência é honesta e genuína

Muitas vezes o orador, quando está a fazer um discurso, perde a atenção da plateia porque não está conectado com ela, porque não soube entender as suas motivações. Por isso, é fundamental entender, por um lado, o que o seu público espera de si e, por outro, fazer uma apresentação que dignifica o seu trabalho e a sua imagem. Como?

  • tenha ética – é a única forma de ter resultados a longo prazo

  • ofereça qualidade – reúna informação útil e atualizada

  • dê benefícios aos seus ouvintes – ofereça algo, partilhe intimidade

  • seja o exemplo daquilo que fala – ou perderá credibilidade

Como dar sentido à sua apresentação

  • Toque no coração das pessoas – um bom apresentador toca na alma das pessoas, não se limita a dizer, sente o diz, pratica o que sente, e isso sim é inspirador

  • Interaja com o público – não fique ali a falar para as paredes, fale para as pessoas, olhe para elas, reaja, leve histórias que tocam, não seja um leitor de slides dependente do power point. Quando há troca emocional, aí sim a audiência fica rendida

  • Tenha um bom ritmo – não se deixe ir abaixo com o ritmo, descanse para não ficar cansado, e não vá como se fosse correr um sprint, arranje o ritmo adequado à sua corrida. Se for curta, pode ser mais intensa, se for rápida, terá de ir alterando ritmo e intensidade.

Os 5 passos de uma apresentação de sucesso: planear, preparar, treinar, executar, aprimorar

  • Planear: a sua apresentação tem de ter um objetivo, assim terminará de forma conclusiva. O objetivo de uma apresentação é sempre de vender qualquer coisa, seja um produto, um serviço, uma ideia, um conceito, a ideia de uma pessoa ou uma empresa, ou simplesmente a sua opinião. Então reúna informação relevante para poder ter matéria prima de qualidade.

  • Preparar: monte a estrutura da sua mensagem que, mais coisa menos coisa, deverá ser qualquer coisa como: o problema a ser resolvido, a identificação do público com esse problema, a causa do problema, a sua solução, o método para aplicar a sua solução, a motivação para a ação, e finalmente a conclusão, de preferência em clima de celebração. Depois, construa conteúdo sólido e interessante, e mostre que tem autoridade para falar sobra a matéria. Use casos ilustrativos, conte histórias tocantes, leve piadas caso sejam necessárias para desconstruir o ambiente. Se levar slides, coloque apenas uma ideia em cada slide, senão vai parecer que está a ler uma enciclopédia.

  • Treinar: depois de saber o que quer na sua apresentação, tem, por um lado, de treinar o conteúdo, conhecendo bem a matéria e tendo a certeza que não vai ficar hesitante se alguém lhe colocar uma pergunta ou lhe pedir um esclarecimento. E, depois, tem de treinar o desempenho. O que é o desempenho? É a performance de palco, a movimentação, o tom de voz, a fluência, a sincronização com os elementos audiovisuais etc… idealmente, uma apresentação é um espectáculo com conteúdo, ou seja, com informação relevante, mas transmitida de forma a que deixa uma marca. Se conseguir treinar com plateia é melhor ainda, pois assim conseguirá testar as reações reais das pessoas.

  • Executar: no dia da apresentação, não deixe nada ao acaso, confira o código de vestuário, chegue com antecedência suficiente para preparar e verificar tudo, leve o seu equipamento se isso o deixar mais seguro, assegure-se de que tem ajuda se for demasiada logística só para uma pessoa e finalmente… dê o seu melhor!

  • Aprimorar: já está! Sobreviveu… e os seus ouvintes também! Agora, para as próximas, vá melhorando a sua base. Assista a muitas palestras, avalie a sua performance, e abra a mente para inovar sem medos.

Tente reforçar a sua presença física, não tenha receio de ser o centro das atenções, movimente-se com segurança, tente construir um vínculo com o público com uma comunicação afetiva, seja empolgado, vibre e faça vibrar.

Fique na cabeça das pessoas porque, se for inspirador, quando precisar que elas lhe comprem alguma coisa, elas vão acreditar em si! Seja autêntico, seja honesto, seja modesto, mas quando estiver no palco… brilhe sem medos!

Um abraço.

Miguel Cocco

Avatar

Miguel Cocco

Sobre

Miguel Cocco

Autor dos best sellers, Mude a sua vida com auto Hipnose e Emagreça com poder da mente.
Miguel Cocco elaborou 2 guias de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior.

Saiba mais!

Contacto

Telemóvel:
912 226 269

E-mail:
geral@miguelcocco.com

Siga

Acompanhe as minhas redes sociais