fbpx
MIGUEL COCCO

Como “reprogramar-se” para alcançar o sucesso

Resultado de imagem para sucesso

Desenvolvida por Richard Bandler, especialista em matemática, computadores e psicologia, e John Grinder, professor de linguística, no início da década de setenta, a Programação NeuroLinguística, mais conhecida por PNL, é uma abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia que defende que conseguimos “reprogramar” o nosso cérebro através da modelagem para conseguirmos alcançar aquilo que queremos ser.

A pergunta de partida de Bandler e Grinder era “O que faz a diferença entre as pessoas que têm êxito e as que não têm?”

Ou seja, a partir do estudo da estrutura da mente, do pensamento e da linguagem verbal e não-verbal, criaram uma técnica que utiliza a linguagem do cérebro para potenciar as nossas capacidades e alcançar os resultados que pretendemos. Daí o nome da metodologia: P de Programação, como nos computadores, refere-se aos programas mentais que criamos consciente e inconscientemente e que são responsáveis pela maneira como agimos. Neuro, porque tudo o que pensamos, sentimos e fazemos é resultado do que acontece no nosso sistema nervoso. Linguística, porque a linguagem verbal e não verbal é o código que traz cá para fora as nossas sensações neurológicas.

A PNL baseia-se em vários pressupostos.

1 – O mapa não é o território

Muitas vezes, reagimos aos nossos mapas mentais em vez de reagir diretamente ao mundo. Os nossos mapas mentais do mundo não são o mundo, porque fazemos dele uma representação interna que não é exatamente a realidade. No entanto, é mais fácil mudar mapas mentais que mudar o mundo.

2 – As experiências têm uma estrutura

Os nossos pensamentos e recordações têm um padrão. Quando mudamos este padrão, a nossa experiência muda. Assim, podemos neutralizar lembranças negativas e alimentar as positivas.

3- Se UMA pessoa consegue fazer, então todos podem aprender

As pessoas pensam muitas vezes que certas coisas são impossíveis sem nunca sequer ter tentado. A PNL defende que, se alguém conseguiu, então todos nós conseguiríamos, se realmente estivéssemos dispostos a tentar.

4 – Corpo e mente são partes do mesmo sistema

Corpo e mente são interdependentes: Os pensamentos afetam a tensão muscular, a respiração e as sensações. Estes, por sua vez, afetam os nossos pensamentos. Quando aprendemos a mudar um deles, aprendemos a mudar o outro.

5 – É impossível NÃO comunicar

Estamos sempre a comunicar e as palavras são quase sempre a parte menos importante. Um suspiro, um sorriso ou o olhar são formas de comunicar e até os nossos pensamentos se revelam aos outros através dos nossos olhos, tom de voz, atitudes e movimentos corporais.

6 – O resultado da sua comunicação é a reação que obtém do outro

Os outros recebem o que comunicamos através dos seus mapas mentais do mundo. Quando alguém ouve algo diferente do que tivemos a intenção de dizer, devemos perceber a sua reação. Observar como a nossa comunicação é recebida irá permitir-nos ajustá-la para que, da próxima vez, possa ser mais clara.

7 – As pessoas fazem sempre a melhor escolha disponível para elas

Cada um de nós tem a sua história. Através dela criamos simpatias e antipatias, criamos a nossa experiência. E é também a partir dela que fazemos as nossas escolhas.

8 – Não existem fracassos, apenas resultados

Todas as experiências são de valorizar, porque são aprendizagens, são informação que um dia nos será útil. Não devem ser consideradas fracassos, mas feedback. Por isso, se não estamos a obter os resultados que queremos, não significa que estamos a fracassar. Significa apenas que AINDA não conseguimos o que queremos.

Definindo-se como a ciência da “modelagem da excelência humana”, a PNL procura ferramentas avançadas de desenvolvimento pessoal, defende a responsabilidade individual em relação aos resultados e ao mundo.

Do ponto de vista pessoal, permite eliminar os obstáculos mentais que criamos, como por exemplo fobias ou depressão, e desenvolver habilidades que nunca pensaríamos conseguir.

Dentro de uma organização ou empresa, pretende motivar colaboradores, criar uma boa comunicação e tornar a equipa mais produtiva.

Porque estou a falar da PNL? Porque prova que nunca podemos tomar o que quer que seja como um dado adquirido. A PNL é uma das metodologias de transformação e crescimento pessoal mais utilizadas no mundo. É aplicada na área da negociação, da persuasão, mas também da psicologia, e mostra como uma ferramenta de comunicação pode interferir de forma tão incrível no nosso cérebro que muda totalmente a nossa estrutura mental. Para isso, temos de ser flexíveis e estar disponíveis para aceitar a mudança.

Tudo é possível. Não deixe ninguém dizer-lhe o contrário.

Também pode encontrar este conteúdo:

Facebook: https://bit.ly/39gs0Z8
Instagram: https://bit.ly/361PnDB
YouTube: https://bit.ly/351YOSn
SoundCloud: https://bit.ly/352iC8a
Spotify: https://spoti.fi/2SsnuR8

Avatar

Miguel Cocco

Sobre

Miguel Cocco

Autor dos best sellers, Mude a sua vida com auto Hipnose e Emagreça com poder da mente.
Miguel Cocco elaborou 2 guias de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior.

Saiba mais!

Contacto

Telemóvel:
912 226 269

E-mail:
geral@miguelcocco.com

Siga

Acompanhe as minhas redes sociais