You are currently viewing Controvérsia
Shocked female Caucasian specialist in lab coat covering mouth with both hands. Portrait of pretty dark-haired doctor looking at you with wide eyes. Unexpected diagnosis concept

Controvérsia

Hoje quero falar-vos sobre outra ferramenta a que podemos recorrer para exercer influenciar: usar a controvérsia.
Todos sabemos como uma frase controversa pode lançar uma discussão e criar, até, alguma emotividade.
Fazer as pessoas reagir, ter emoções, é bom… mas é preciso usar com cautela esta ideia, ou corremos o risco de cair em algo semelhante àquilo que, em hipnose, se chama de efeito inverso… quanto mais tentamos fazer uma coisa, menos conseguimos…
Como usar, então, a controvérsia?
A melhor maneira é estar preparado para justificar muito bem… ou para desconstruir de seguida, a afirmação controversa que disse em primeiro lugar.
Em 2011, Jonah Berger e Katherine Milkman, professores da Wharton School, da Universidade da Pennsylvania, fizeram um estudo para perceber o que é que tornava os conteúdos digitais virais.
Analisando três meses de artigos publicados no New York Times, concluíram que os conteúdos mais partilhados não tinham sido os mais úteis, nem os que estavam em locais mais destacados, mas sim aqueles que despertavam mais emoções.
Os mais partilhados eram os que criavam excitamento positivo, como surpresa, ou admiração… ou excitamento negativo, como raiva ou ansiedade.
Os que não provocavam grandes reações emocionais ou criavam emoções negativas mais passivas, como tristeza, eram menos partilhados.
Portanto… pode não ser má estratégia provocar alguma zanga nas pessoas que quer influenciar, se souber como transformar isso numa mensagem positiva.