You are currently viewing Escassez

Escassez

De vez em quando, quando é lançado um novo gadget, por exemplo, um telemóvel, vemos nas notícias que se juntou imensa gente, numa fila para o comprar. Todos querem ter a certeza que conseguem ser os primeiros a ter um daqueles aparelhos todos xpto. Até porque, muitas vezes, a questão não é só ser novidade, mas também não haver ainda muitos aparelhos disponíveis para vender. São escassos e, por isso, olhamos para eles como mais preciosos. Habituámo-nos a pensar que quando uma coisa é escassa, que é difícil de obter, é mais valiosa.

Como os diamantes. Nas nossas relações sociais passa-se o mesmo… aquele amigo que anda sempre ocupado e que só conseguimos ver de fugida, é muitas vezes exatamente a pessoa com quem mais queremos estar. Faça-se escasso, não tente ir a todas, valorize o seu tempo.

Com as suas ideias e objetivos, é a mesma coisa. Pense nos benefícios que trazem, no que têm de único, e no que os outros perdem se não aceitarem a sua proposta, se não comprarem o seu produto… se não tiverem o prazer da sua companhia. Se tiver isso na cabeça, será mais fácil expressar o seu ponto de vista e influenciar os outros.