You are currently viewing Influência direta

Influência direta

Hoje vou falar-vos da influência direta, de influenciar abertamente alguém.

Aqui não se tenta influenciar através do carisma pessoal, ou de manobras de bastidores… influenciando discretamente.

Na influência aberta, o objetivo que se pretende atingir é claro.

Fala-se dele abertamente dele. Por exemplo, se um vendedor se oferece para ir a sua casa fazer uma demonstração de um aparelho qualquer… é muito claro qual é o objetivo dele.

É fazer uma demonstração tão boa que o convença de que precisa mesmo daquele aparelho.

O mesmo se passa com alguém que quer que subscreva um seguro ou que apoie uma determinada causa social.

O que não quer dizer à mesma que esses influenciadores não usem os gatilhos de que já falámos, as palavras poderosas, ou táticas como a da controvérsia… mas a influência é assumida.

Este tipo de influência é muito usual em empresas, onde se tenta influenciar os pares através de relatórios, estudos, estratégias concertadas, negociações.

Se pensarmos bem, todos nós influenciamos e somos influenciados nas nossas vidas… pelos artigos que lemos, pelas conversas que temos com os nossos amigos, os nossos vizinhos, as pessoas com quem nos cruzamos diariamente.

A diferença é que, nessas conversas, podemos influenciar ou ser influenciados pelos outros até sem nos apercebermos… tudo faz parte do dia a dia.

Já na influência direta, o objetivo é mesmo influenciar alguém e a estratégia de influência é muito clara e foi pensada para alcançar esse propósito.