You are currently viewing Prova social ou Consenso
48627940 - smiling senior old man showing thumb up gesture

Prova social ou Consenso

Nós, os humanos, somos seres sociais. Gostamos de interagir com os outros, gostamos de nos sentirmos valorizados… de sentir que pertencemos a um grupo.

Quando entramos na adolescência, é comum procurarmos a aprovação dos nossos pares… os nossos colegas, os amigos… e como é que a obtemos?

Copiamos aquilo que eles fazem: vestimo-nos da mesma maneira, usamos o mesmo penteado, ouvimos as mesmas músicas… ou seja, procuramos o consenso.

Nos anos 50, o psicólogo Solomon Asch efetuou um estudo e disse que queria estudar a perceção visual, quando na verdade o que queria era analisar como é que as pessoas reagiam à pressão de um grupo.

Colocou um voluntário que não sabia de nada num grupo de 7 a 9 sujeitos e pedi-lhes que analisassem umas linhas, para ver qual delas era a mais parecida com a linha proposta

O voluntário era sempre dos últimos a responder. Nalgumas rondas de perguntas, as pessoas que estavam no grupo respondiam de forma correta mas, noutras ocasiões, mesmo sendo óbvio qual era a resposta correta, respondiam de forma errada, isolando o voluntário. Num terço dos casos, o voluntário respondeu de forma errada, para não entrar em conflito com a opinião do grupo. As pessoas gostam de estar de acordo com a maioria, porque isso dá-lhes segurança.

É mais fácil uma pessoa tomar uma decisão se acreditar que muitas outras fizeram o mesmo que ela, com bons resultados